Método para o desenvolvimento de colofónias como potenciais espumas ecológicas a partir de derivados de resina de pinheiro

Resumo

Espumas ecológicas que visam constituir uma alternativa às tradicionais espumas de ureia-formaldeído. A colofónia (ácido diterpénico não-volátil do pinheiro) é ambientalmente sustentável e pode ser aproveitada em aplicações de elevada produtividade e baixo custo. A formação de espuma à base de colofónia foi desenvolvida de forma análoga ao processo de fabrico de espuma de poliuretano. A resina do pinheiro contém na sua composição um anel alifático, que, em contacto com o isocianato, conduz à libertação de dióxido de carbono resultando num produto final com a estrutura de uma espuma de cálula aberta. As reações da resina com o isocianato foram realizadas na ausência de catalisador.

Aplicações e/ou Mercado alvo

A presente invenção insere-se no campo dos materiais, nomeadamente no que se refere a espumas para utilização como agente de isolamento mediante o preenchimento de cavidades existentes no interior das paredes.

IPC

C07B 43/10
C09F 1/04

Número da publicação

PT108652

Publicação

WIPO

Data de publicação

2 de julho de 2015

Estado do DPI

Patente Portuguesa PT108652 – Concedida

Inventores

Artur Jorge dos Santos Mateus

Vidhura Subash Mahendra

Geoffrey Robert Mitchell

Requerentes

Instituto Politécnico de Leiria

Contactos

otic@ipleiria.pt